Macau — Diálogos sobre Arquitectura e Sociedade

Circo de Ideias / 2019

Livro “Macau. Diálogos sobre Arquitectura e Sociedade”, publicado pela Circo de Ideias, com edição de Tiago Saldanha Quadros e Margarida Saraiva. O livro explora o desenvolvimento recente de Macau, do seu território e das regiões vizinhas, através da ligação entre temas como arquitetura, cidade, fronteira, memória, representação e história.

O objeto, composto por três partes distintas e centrado em dez entrevistas, apresenta inicialmente uma primeira entrevista, dedicada a Nuno Cera, que preconiza o trabalho fotográfico destacado na segunda parte. Por fim, o terceiro capítulo contém as entrevistas realizadas a Hendrik Tieben, Thomas Daniell, Mário Duque, Wang Weijen, Diogo Burnay, Jianfei Zhu, Jorge Figueira, Werner Breitung e Pedro Campos Costa.

A mancha gráfica desenvolvida teve como principal preocupação a exaltação do conteúdo, seja ele visual ou gráfico. Como tal, a mancha tipográfica da obra apresenta um tamanho considerável, para esta dimensão de objeto, transportando a preocupação pela leitura dos diálogos para primeiro plano. O livro é marcado pela forma diferenciada dos seus parágrafos, o que vinca o seu aspeto visual.